quinta-feira, 31 de maio de 2018

Como fazer a higiene completa do seu cachoro

Aprenda agora mesmo como cuidar da higiene do seu animal de estimação para uma vida saudavél .

Pensando nesse fato ,buscamos informações de especialistas no assunto para melhor entendimento do tema .




Lembrando que a melhor opção  é procurar orientação especializada do profissional médico veterinário , pois o grande objetivo desse texto é promover a saúde humana sem esquecer da saúde do seu melhor amigo. Procure uma Clínica Veterinária para informações mais detalhadas.


O ser humano tem o hábito da higiene diária, como escovar os dentes depois das refeições, tomar banho, pentear o cabelo, usar desodorante, etc. Essa rotina é importante para manter a saúde no nosso corpo. Da mesma maneira, os cuidados com cães são importantes para eles se sentirem confortáveis e saudáveis.

A higiene para cachorros não é igual à nossa. Os cães precisam tomar banho em um intervalo mínimo de uma semana. Já a escovação dos pelos e dos dentes deve ser diária. Neste post, destacamos os pontos mais importantes para manter o seu cão sempre limpo e saudável. Confira!

1- Banho canino

Os banhos devem ser dados em um intervalo de uma a duas semanas. A pele dos animais é muito mais sensível do que a nossa, e possui uma camada de gordura que é essencial para a proteção. O excesso de banho em um período curto de tempo pode causar o desgaste dessa camada protetora, levando ao aparecimento de doenças de pele em cães.

Durante o banho, fique atento à proteção dos olhos e dos ouvidos e evite a entrada de água e de shampoo nessas regiões — pois isso pode causar alguns tipos de alergia canina e inflamações.
É recomendado colocar um pequeno pedaço de algodão nos ouvidos do seu cãozinho antes de iniciar o banho.


Outra dica importante durante a higiene para cachorros é secar com muito cuidado seu animal após o banho, principalmente entre as patas e na superfície externa da orelha. A umidade nessas áreas pode causar a proliferação de fungos na pele, dermatites e infecções. Para secá-lo, utilize toalhas de banho e um secador de cabelo — caso o tempo esteja nublado ou o banho seja dado à noite.

Além disso, use sempre shampoos, condicionadores, loções e demais produtos para cachorro. Os cosméticos desenvolvidos para animais são menos agressivos e possuem pH ideal para a pele dos cães.

Nunca use sabonetes, detergentes ou desinfectantes.

Encontre agora :

Hospital Veterinário São Paulo

2. Escovação canina

A escovação dos pelos depende muito da raça do seu cachorro. Animais de pelos longos e cheios exigem uma escovação diária. Uma parte indispensável nos cuidados com cães, essa escovação é importante para evitar o surgimento de nós causados por pelos embolados nos animais, o que gerar um grande desconforto para eles.
Como escovar os dentes de cachorro
A escovação dentária é um processo fundamental para a saúde do seu cachorro. Ela deve ser feita com cuidado, principalmente no caso de filhotes.
Inicialmente, pode-se escovar com uma pasta de dente para cachorro e o seu próprio dedo indicador, fazendo movimentos circulares na boca do cãozinho. Assim, o seu pet vai entendendo aos poucos o processo. Depois de um tempo, pode-se utilizar uma dedeira ou uma escova de dente para cachorro — que são encontradas em pet shops.

A saúde bucal do seu animal é importante para a prevenção de tártaro, que causa mau hálito, a formação de placas bacterianas e gengivite. Em casos mais graves, pode levar a infecções no estômago. Também existem biscoitos, petiscos, brinquedos e rações que ajudam na limpeza dos dentes e na redução do tártaro canino.

3. Cortar unha de cachorro
As unhas devem ser cortadas a cada 15 dias com um alicate específico. Caso o animal passeie na rua com muita frequência, as unhas podem ser cortadas uma vez ao mês, já que o processo de caminhar, principalmente no asfalto, promove naturalmente a raspagem das unhas.

4. Limpeza de ouvidos e olhos
A limpeza dos olhos e dos ouvidos pode ser feita após o banho. O recomendado pelos profissionais especializados é que essa higienização seja feita uma vez por semana. Existem produtos específicos para esses locais. Basta usá-los juntamente com algodão ou gaze e realizar a limpeza. Olhos e ouvidos também podem ser limpos com soro fisiológico.

5. O uso do colírio para cães
Algumas raças possuem excesso de lágrimas, que se acumulam nos olhos e nos pelos ao redor. Nesses casos, a higiene da área é ainda mais importante, pois evita infecções oculares.

6. Limpar orelha de cachorro
É importante que os ouvidos do seu cachorro estejam sempre bem secos e limpos. A higienização da parte externa do ouvido pode ser feita por meio do uso de algodão ou cotonetes — isso evita o aparecimento de otite cabina.
Como os ouvidos dos cães são muito delicados, evite passar o cotonete na parte interna, pois isso pode causar ferimentos no animal.


Informações tiradas de Vet Quality





Nenhum comentário:

Postar um comentário